sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Central Embassy / AL_A


Amanda Levete Arquitetos, AL_A, acaba de compartilhar a notícia de que o edifício da embaixada está definido para iniciar no local em fevereiro deste ano. Situado ao longo de Ploenchit Road, principal artéria comercial de Bangkok, o projeto de sete andares de luxo de varejo e uma torre de 30 andares, 5 estrelas em uma forma como se tivesse torcido. A forma representa um grande gesto para a cidade, como a massa curva sobe alto no céu a criação de uma marca de identificação para a área. Os interiores são inundadas de luz natural com dois poços verticais de luz, revelando terraços escalonados e jardins verticais.
A forma divide as atividades programáticas, como as funções hotel privado com vista para os jardins tranquilos de Lai Nert Park, enquanto o bar do hotel, sala de recepção e terraço tem vista para as brilhantes luzes do centro da cidade.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dr. Chau Chak Wing Building / Frank Gehry

 
O Dr. Chau Chak Wing Building, parte da Universidade de Tecnologia de Sydney, é o primeiro 
edifício de Frank Gehry na Austrália.
Os planos do arquiteto de renome mundial para a construção de 150 milhões dólares, seu único na Austrália, foram anunciados esta manhã em uma conferência de imprensa da Universidade de Tecnologia de Sydney.

UTS tem vindo trabalhar com Gehry Partners para criar uma escola de negócios de classe mundial baseada na idéia de uma estrutura de casa na árvore. Como Frank Gehry tem posto "um tronco e do núcleo de actividade e de ramos ... para que as pessoas possam se conectar e fazer o seu trabalho privado."

O edifício terá duas distintas fachadas externas, uma composta de tijolos ondulantes e outra de folhas grandes, com vidros em ângulos para se tornar um espelho a imagem de prédios vizinhos.






Museu Soumaya / LAR + Fernando Romero


Desenhado por LAR + Fernando Romero, o Museu Soumaya, previsto para ser concluído em 2010, vai abrigar um conjunto diversificado de pinturas internacionais, esculturas e objetos de arte do século 14 até o presente, incluindo a segunda maior coleção do mundo de esculturas de Rodin. Concebido como uma escultura, a forma amorfa do museu será um ícone contemporâneo para a Cidade do México. 







Sua "forma de vanguarda" é uma ruptura drástica dos museus de arte que geralmente se tornaram padrão caixas volumétrica. A forma distinta permitirá a cada usuário percebê-lo de uma maneira diferente ao entrar no museu. A fachada é feita de concreto translúcido que filtra a luz, fazendo com que os espaços sejam leves e abertos, sem sacrificar a integridade estrutural do material. Uma vez dentro, os "níveis intermediários são abertos uns aos outros em um volume contínuo, mas parcialmente separadas por áreas fechadas, fazendo com que todos os espaços sejam originais em sua forma."





 VIDEOS



Nova Sala de Concertos para a Orquestra Sinfonica de Varsóvia / Thomas Pucher


O Arquiteto Thomas Pucher venceu o concurso internacional em duas etapas para a principal sala de concertos da renomada Orquestra Filarmônica de Varsóvia. O centro cultural tem 20.000m2 e está localizado em um antigo Instituto Veterinário com os edifícios existentes e um parque. O centro abriga um espaço para 1.800 pessoas, salas de ensaio e um pequeno hotel para os artistas e amantes da música. Um total de 349 equipes, 173 da Polónia e 176 de outros 46 países apresentaram as suas propostas.




Centro Para a Promoção das Ciências de Belgrado / Wolfgang Tschapeller


O Ministério de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da República da Sérvia realizou um concurso para a concepção do Centro para a Promoção das Ciências, em Belgrado. Um júri internacional escolheu por unanimidade o arquiteto Wolfgang Tschapeller como vencedor.




terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Porto e Terminal de Serviços em Kaohsiung, Taiwan / HMC Architects

HMC Achitects fica entre os cinco finalistas para a  proposta de um Porto e Terminal de Serviços em Taiwan.
A proposta dos arquitetos cria um novo ponto de referência urbana, faz um convite para a ligação entre os visitantes, cidadãos e a cidade de Kaohsiung
A proposta do terminal de oito andares é eficiente, adaptável e lúcida enquanto promove um espaço poético e interativo. O programa consiste em terminais de cruzeiros internacionais, com garagem  de 700 espaços de estacionamento subterrâneo. Em busca de tranqüilidade na ocasião da viagem, os espaços interiores são banhados por luz natural e uma confortável vista para o oceano e a cidade.
Com uma estrutura sustentável que ressoa perfeitamente com o seu contexto, o projeto de construção é esculpido pelas forças da natureza. A passarela elevada e extensa cobertura verde promove a biodiversidade O projeto também se qualifica para a certificação LEED Ouro e pode alcançar a certificação LEED Platina com uma nova avaliação.

 











Arquiteto: Arquitetos HMC
Localização: Kaohsiung , Taiwan
Engenheiro Estrutural: Buro Happold
Engenheiro: Sinotech
Arquiteto Paisagista: Design Liukuo
Consultor de Trânsito: Su Cooperação Internacional
Fotos: Cortesia da HMC Architects